“As relações entre a Rússia e a China no campo da cooperação econômica atingiram um nível muito alto. É claro que tudo isso decorre do que foi alcançado na esfera política. Mas, mesmo assim, os resultados são mais do que bons, são excelentes”, disse Putin, segundo a agência de notícias TASS.
“Apreciamos e valorizamos muito o fato de que, na primeira visita ao exterior após sua reeleição, o presidente chinês Xi Jinping viajou justamente para a Rússia. É um sinal de que nossas relações atingiram um nível histórico e sem precedentes nos últimos anos, disse o líder russo.
Putin observou que o volume de comércio entre os dois estados está aumentando a cada ano, e que essa tendência continuou também neste ano.
“A tarefa estabelecida por mim e pelo presidente Xi Jinping de atingir um volume de negócios de US$ 200 bilhões pode ser alcançada em um futuro muito próximo, já neste ano”, enfatizou o presidente, expressando confiança de que as relações continuarão a se desenvolver nesse ritmo.
O 8º Fórum Econômico Oriental está sendo realizado na cidade russa de Vladivostok de 10 a 13 de setembro, com delegações da China e da República Democrática Popular do Laos como principais convidados.
lam/gfa/bm