De acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da África do Sul, os objetivos da reunião são analisar as relações bilaterais, bem como trocar opiniões sobre a cooperação em questões regionais e multilaterais de interesse mútuo.
A Argentina é o segundo maior parceiro comercial da África do Sul na região da América Latina e do Caribe. O intercâmbio econômico entre os dois países também ocorre dentro da estrutura do Acordo de Comércio Preferencial SACU-Mercosul. Essa cooperação bilateral deve ser fortalecida e ampliada depois que a Argentina foi eleita como novo membro do Brics na recente 15ª Cúpula do Brics em Joanesburgo, a partir de janeiro de 2024.
No nível multilateral, o texto enfatiza que as duas nações “compartilham um compromisso com os valores da democracia, da cooperação Sul-Sul, do respeito aos direitos humanos, do estado de direito internacional, da resolução pacífica de conflitos e do multilateralismo”.
Este ano marca o 32º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a África do Sul e a Argentina.
Os laços diplomáticos entre os dois países, que existiam desde setembro de 1947, foram cortados em maio de 1986 pelo primeiro presidente democraticamente eleito da Argentina após as juntas militares, Raúl Alfonsín, que também se manifestou e instituiu sanções comerciais contra o governo do apartheid na África do Sul.
mem/mv/bm