A vice-presidente Rosario Murillo anunciou no dia anterior à imprensa que na tarde desta quinta-feira, na avenida da capital, de Bolívar a Chávez, será realizado o desfile estudantil de Manágua, que será acompanhado pelas mais altas autoridades do país.
A Nicarágua iniciou suas comemorações de feriados no início deste mês na fazenda San Jacinto, local da batalha de mesmo nome há 167 anos, na qual o General José Dolores Estrada (1792-1869) desempenhou um papel de liderança contra os obstrucionistas americanos de William Walker.
Por ocasião da independência da região, o governo sandinista saudou ontem os presidentes da Guatemala, Alejandro Giammattei; de El Salvador, Nayib Bukele; de Honduras, Xiomara Castro; e da Costa Rica, Rodrigo Cháves, a quem parabenizou pelos ideais de heróis e heroínas nacionais.
Em três cartas, o governo da Nicarágua parabenizou as famílias dos quatro países da região e afirmou que esses feriados nacionais são um momento de compartilhamento e de merecida fraternidade.
mem/ybv/bm