23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Organizações rejeitam medidas de trânsito em Luanda, Angola

Angola2

Organizações rejeitam medidas de trânsito em Luanda, Angola

Organizações rejeitam medidas de trânsito rodoviário em Luanda, Angola

Luanda, 16 Sep (Prensa Latina) Diferentes organizações da sociedade civil em Angola manifestaram o seu repúdio às medidas de trânsito adoptadas pelo Governo Provincial de Luanda (GPL) e convocaram hoje uma manifestação.

Representantes da Sociedade Civil Concorrente, do Movimento das Mulheres pelos Direitos Civis e Políticos, da Associação Cambiar Viana, da Plataforma Cazenga em Ação, das Forças Ativas de Malueweka e do Movimento Revolucionário de Angola solicitaram na véspera a intervenção do Presidente sobre esta questão.

Em conferência de imprensa realizada no município de Viana, criticaram a proibição dos mototaxistas de circularem em diversas avenidas e ruas de Luanda, o que consideram uma violação dos direitos fundamentais da Constituição.

Tornaram público que está marcada para este sábado uma manifestação que deverá ir do cemitério de Santa Ana até à sede do GPL em Mutamba, para manifestar a sua solidariedade aos mototaxistas.

No entanto, até ao momento a saída para a rua não foi aprovada pelas autoridades da capital, enquanto a Polícia Nacional garantiu ao jornal Novo Jornal não ter recebido qualquer autorização ou informação para acompanhar a manifestação, e garantiu que manteria a ordem pública. e tranquilidade do cidadão.

No dia 5 de setembro, a GPL anunciou restrições à circulação de mototáxis que utilizam ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos em algumas ruas da capital, com o objetivo de minimizar riscos para veículos e pedestres, e melhorar o trânsito nas principais vias arteriais.

Contudo, a medida gerou desagrado num segmento destes transportadores e numa parte da população que utiliza estes serviços, que chegou a realizar manifestações em algumas zonas da cidade.

As razões da GPL estão ilustradas nos números de acidentes ocorridos no primeiro semestre de 2023, quando o Departamento de Trânsito e Segurança Viária registou 768 acidentes envolvendo motociclos e ciclomotores, resultando em 134 mortos e 725 feridos, bem como danos extensos. materiais.

As autoridades explicaram em diversas ocasiões que pretendem apenas ter um trânsito melhor e mais seguro, uma vez que não se trata de proibir o exercício desta atividade de transporte.

Apesar disso, as discrepâncias continuam, e alguns consideram mesmo que são instigadas por políticos que pretendem utilizá-las para desestabilizar a governabilidade da capital.

Atualmente a medida não está em aplicação, depois de um acordo com as associações de mototaxistas que acordaram com a GPL deixar uma margem de tempo para a sensibilização dos motoristas, para que a atividade seja mais fluida e com menos acidentes.

ro/kmg/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES