Conforme disse o diplomata à Prensa Latina, o evento é um sinal do bom estado das relações entre os dois países, especialmente nos campos da educação e da ciência, bem como na aplicação prática da pesquisa.
Para participar dessa reunião pioneira, 14 reitores de centros de ensino superior viajaram de Cuba, liderados pelo Vice-Ministro de Ensino Superior, Reynaldo Velázquez, que trocarão opiniões com seus colegas bielorrussos de cerca de 30 universidades, disse Pérez.
“As áreas mais importantes com as quais eles lidarão, além dos vínculos universitários e do treinamento de quadros, são a medicina, o setor de mineração, as questões agrícolas e o setor de alimentos, portanto, os membros da delegação virão dos centros dedicados ao treinamento desses profissionais”, acrescentou.
O embaixador enfatizou que a reunião será realizada pela Universidade Estadual de Radioeletrônica e Informática, um setor no qual Belarus tem um alto nível de desenvolvimento.
Além disso, durante o Fórum, a delegação cubana terá uma reunião com a liderança do Ministério da Educação de Belarus e visitará a Academia de Ciências e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Técnica Nacional de Belarus, entre outros locais de interesse, acrescentou Pérez.
jf/gfa/bm