Embora os sistemas frontais tenham causado perdas de vidas humanas, danos em infraestruturas e culturas, também permitiram que o líquido vital se acumulasse em diversas estações dedicadas ao tratamento para consumo humano ou irrigação.
Segundo a Direção Meteorológica do Chile, houve locais, como a Quinta Normal, na região Metropolitana, que reportaram aumentos nas suas reservas pela primeira vez desde 2008, ou seja, antes do início da megas seca no país.
Em termos gerais, este Inverno já é considerado o mais chuvoso dos últimos 18 anos e setembro em particular é até agora o quarto mais chuvoso desde que estes registos foram mantidos.
Segundo Raúl Cordero, climatologista da Universidade de Santiago, o fenômeno El Niño teve muita influência nesta situação e anunciou que quando passar, a seca provavelmente voltará a se instalar no centro e no sul do país, assim como isso acontece no Norte.
O especialista explicou ainda que embora do ponto de vista estatístico o inverno termine hoje, 21 de setembro, em termos práticos isso acontecerá no sábado, ou seja, dois dias depois.
Nessa época, ocorrerá o equinócio da primavera no hemisfério sul do planeta, quando o Sol está alinhado com o equador e o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.
jha/car/eam / fav