Depois da histórica classificação da equipe principal para as quartas de final da Copa Ouro, na atual Liga das Nações, o time treinado pelo mexicano Luis Fernando Tena venceu El Salvador por 2 a 0 e obteve um bom empate em 1 a 1 em casa contra o favorito Panamá.
O jornal local Publinews descreve a promoção da equipe bicolor como “empolgante”, “um passo significativo”, “uma conquista” e que pode marcar o retorno à elite do futebol, liderada pelas mesmas equipes de julho passado: Argentina, França, Brasil, Inglaterra e Bélgica.
A equipe azul e branca está tentando se classificar para a Copa América 2024, para a qual precisa vencer suas duas próximas partidas no Caribe contra Trinidad e Tobago em 13 de outubro e quatro dias depois nas Ilhas do Canal, com base no sistema suíço utilizado.
Possíveis vitórias para os Chapines, que estão em ascensão, poderiam desbancar o Cazaquistão (100º lugar), o Líbano (101º) e a Índia (102º), além de aproximá-los do sonho de participar da Copa do Mundo a ser sediada conjuntamente pelos Estados Unidos, Canadá e México daqui a três anos.
Os analistas concordam que existem condições para atingir esse objetivo supremo se a seriedade da administração, a disposição dos jogadores e a conexão com uma base de torcedores que sempre apoia o time forem mantidas.
O ranking da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) registrou uma mudança no top 10, com Portugal subindo uma posição, para o oitavo lugar, atrás da Croácia (sexto), da Holanda (sétimo) e deslocando a Itália (nono), enquanto a Espanha permaneceu na lanterna.
ro/znc/mb