Durante seu discurso na mídia no dia anterior, a vice-presidente mencionou a participação de Moncada na reunião preparatória para a Cúpula do Futuro e na reunião de alto nível sobre Cobertura Universal de Saúde. Ele também mencionou a reunião entre o Ministro das Relações Exteriores e o Primeiro Ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.
O ministro das Relações Exteriores da Nicarágua realizou uma série de reuniões com homólogos de várias nações, como Belarus, Qatar, Chade, Argélia, Burkina Faso, Senegal e Moçambique, entre outros.
Com seu colega bielorrusso Sergey Aléinik, Moncada reiterou as excelentes relações entre os dois povos e governos e o desejo mútuo de continuar explorando novos caminhos de cooperação.
Durante a reunião com o Ministro de Estado das Relações Exteriores do Catar, Soltan bin Saad Al-Muraikhi, eles reiteraram sua disposição de expandir a cooperação bilateral econômica, cultural, de investimento e comercial, bem como de fortalecer as relações políticas entre os dois países.
Outra conversa foi com o ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ahmed Attaf, que, juntamente com Moncada, concordou que as relações entre os dois países são históricas e decorrem da solidariedade entre seus respectivos movimentos revolucionários.
Ele também conversou com a Ministra das Relações Exteriores de Burkina Faso, Olivia Raghnaghnewende, em uma reunião na qual as partes reiteraram sua disposição de continuar fortalecendo os intercâmbios e a cooperação bilateral, levando em conta o acordo-quadro de cooperação e o memorando de entendimento sobre consultas políticas.
O chefe da diplomacia nicaraguense representa seu país no segmento de alto nível da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
jha/ybv/bm