No último dia, Rosillo conquistou sua vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024, ao vencer o iraniano Mohammad Hadi Saravi por 3 a 0 na semifinal, ouro mundial em 2021 e bronze na prova planetária anterior e nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Anteriormente derrotou o alemão Peter Ã-hler por 9-1, o russo Artur Sargsian por 5-1, o uzbeque Rustam Assakalov por 6-4 e o bielorrusso Abubakar Khaslakhanau por 8-5, e na final enfrentará o armênio Artur Aleksanyan, atual campeão mundial e com medalhas olímpicas de todas as cores.
Além disso, o peso superpesado Oscar Pino abriu caminho para Cuba conquistar medalhas no evento, ao conquistar a medalha de bronze nos 130 quilos (kg) na categoria Greco-Romana.
Pino venceu o lituano Romas Fridrikas por 5 a 1 na disputa do metal e conquistou seu quarto prêmio em provas universais, depois das medalhas de bronze em Paris 2017 e Budapeste 2018 e da prata em Nur-Sultan 2019.
Além disso, o pentacampeão do Pan-Americano conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos Paris-2024.
Esta é a terceira passagem olímpica na modalidade, conquistada pela maior das Antilhas depois da conquistada por Milaimys Marín, com o quinto lugar nos 76 quilos (kg) da competição feminina, e o de Rosillo.
A outra medalha de bronze da divisão foi para o egípcio Abdellatif Mohamed, após vencer o chinês Meng Lingzhe por 3 a 2.
Na luta pela coroa, o iraniano Amin Mirzazadeh superou cinco vezes o turco Riza Kayaalp, detentor do mundial.
A partida terminou com empate de dois pontos, mas a coroa foi para Mirzazadeh por marcar a última unidade.
Anteriormente, o azerbaijano Eldaniz Azizli conquistou o título até 55kg, derrotando o georgiano Nugzari Tsurtsumia por 13 a 4 na final.
O iraniano Pouya Dadmarz e o uzbeque Jasurbek Ortikboev completaram o pódio da premiação na categoria.
Por sua vez, o quirguiz Akzhol Makhmudov conquistou o título até 77 kg, com vitória sobre o azerbaijano Sanan Suleymanov no duelo pelo ouro.
Os dois gladiadores asiáticos empataram a luta em um, mas o representante do Quirguistão conseguiu o último ponto.
Neste peso, o armênio Malkhas Amoyan e o japonês Nao Kusaka conquistaram medalhas de bronze.
Por fim, o azerbaijano Rafig Huseynov conquistou a medalha de ouro até 82 kg, vencendo na final o iraniano Alireza Mohmedi pelo placar de 2 a 1.
O ucraniano Yaroslav Filchako e o russo Aues Gonibov, que competiram sob a bandeira do time de atletas neutros, dividiram o terceiro lugar na divisão.
ro/am/ml