“No total, o transporte de carga do contingente russo entregou a carga a Stepanakert, incluindo rações alimentares e kits de higiene, bem como bens de primeira necessidade”, refere o comunicado publicado este sábado no site oficial da entidade militar.
A nota indica que o contingente russo acolhe atualmente 826 civis, incluindo 440 crianças, que não podem regressar às suas casas e aos quais é prestada toda a assistência necessária.
Afirma-se que as forças de manutenção da paz mantêm uma cooperação contínua com Baku e Stepanakert para evitar derramamento de sangue na zona de conflito, garantir a segurança dos civis e do próprio contingente russo, bem como o cumprimento das normas do direito humanitário.
Em 19 de setembro, o Azerbaijão anunciou o início de uma “operação antiterrorista” em Nagorny Karabakh para conseguir “a retirada das tropas armênias” daquele território, que busca a independência desde 1988.
Por sua vez, Yerevan negou a presença das suas tropas na região e classificou a operação como uma “agressão” contra o povo de Nagorny Karabakh.
O Ministério da Defesa do Azerbaijão denunciou os ataques das tropas armênias às posições do seu Exército, a exploração mineira de recursos pertencentes a Baku, o aumento de trincheiras e abrigos em Nagorny Karabakh, ataques para fins de reconhecimento e atos de subversão.
Na quarta-feira, o órgão militar do Azerbaijão anunciou que foi alcançado um acordo sobre uma trégua em Nagorny Karabakh, cujas condições incluem, em particular, o desarmamento e a dissolução das formações arménias ilegais na região.
A última espiral de tensão em Nagorny Karabakh custou a vida a seis membros de um contingente russo de manutenção da paz estacionado na região.
ro/gfa/ml