O grupo armado, formado por ex-combatentes não abrangidos pelo Acordo de Paz de 2016, anunciou em comunicado a cessação das ações ofensivas na Colômbia a partir desta sexta-feira.
“Ordenamos a todas as frentes, colunas e empresas pertencentes às FARC-EP que suspendam as ações ofensivas em todo o território nacional contra a força pública (…) a partir de hoje, 22 de setembro, até 8 de outubro, quando se pretende iniciar o decreto de cessar-fogo, ” ele disse.
Nesse dia também está marcado o início da Mesa Redonda de Conversas entre a EMC-FACR e o governo de Gustavo Petro.
Em menos de uma semana, o grupo guerrilheiro realizou duas ações que deixaram pelo menos dois mortos e vários feridos.
“Reconhecemos como um erro a imprecisão desta ação militar em que dois civis foram mortos e cinco feridos”, admitiu o EMC ao se referir aos ataques no município de Timba, departamento de Cauca e nesta sexta-feira contra uma delegacia do município de Jamundí, Valle del Cauca.
O Alto Comissário para a Paz, Danilo Rueda, afirmou que o governo rejeita qualquer ato de violência que gere graves consequências para a vida e integridade de qualquer ser humano na Colômbia.
o funcionário.
Assegurou que no centro da mesa de conversação está a população civil e nesse sentido destacou o corredor humanitário alcançado com as comunidades indígenas e camponesas do Putumayo para aliviar a situação crítica naquela área, num acordo com a EMC-FARC
“É o momento e a hora da paz. Não desperdicemos este momento da história que será quase único e irrepetível por esta grande possibilidade de fazer parte desta Potência Mundial da Vida da Colômbia, uma vida com dignidade para todos”, expressa .
ro/otf/ml