No evento, mais de 400 agentes de viagens de vários países confirmaram a sua participação no mais importante evento comercial anual do Grupo Internacional de Operadores Turísticos e Agências de Viagens Havanatur.SA, que se aproxima do seu 45º aniversário.
Sob o lema Atrévete a Vivirlo-Cuba (Atrave-se a Viver isso – Cuba), a proposta para esta ocasião é apresentar Cuba como um destino único e diferente, daí o programa de viagens profissionais ter escolhido precisamente o Oriente cubano.
Uma zona que, além dos benefícios das suas paisagens naturais, conta com ligações aéreas estratégicas desde Holguín e Santiago de Cuba desde a Europa, e outras desde a América Central.
Num percurso cheio de surpresas, em sua primeira etapa a viagem inclui uma visita à cidade de Camagüey – fundada em 1514 – herdeira de uma mistura de valores arquitetônico-culturais e exemplo dentro do conjunto de cidades coloniais.
No entanto, o centro das atenções estará localizado na província oriental de Holguín, que se consolida como o terceiro centro turístico da Ilha, faixa que concentra cinco dos nove Patrimônios Mundiais declarados pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO) em Cuba.
Do ponto de vista arquitetônico-cultural, guarda algumas das cidades mais antigas, a primeira vila fundada pelos espanhóis, Baracoa em 1512, Bayamo em 1513 e Santiago de Cuba em 1515.
Mas o principal local do evento será o balneário de Guardalavaca, principal destino turístico balnear da zona oriental, cujos tons vão do azul turquesa ao azul mais profundo, ótimo para a prática de esportes náuticos e observação.
Esta ação de comunicação terminará no resort Guardalavaca, no dia 27 de setembro, no âmbito das comemorações internacionais do Dia Mundial do Turismo.
oda/tdd/cm