Em comunicado, o grupo parlamentar assinalou que o ataque com coquetéis molotov contra a sede diplomática de Cuba em Washington, embora não tenha causado danos consideráveis ao pessoal ou às instalações, este ato evidencia a necessidade de avançar em ações que acabem completamente com a política agressiva de ódio e incitação à violência contra o Governo de Cuba e seu povo.
Não são situações isoladas, lembremos que em 2020 a embaixada foi atacada com 32 tiros disparados contra a fachada, alertou o coletivo formado por senadores e deputados à Câmara.
O momento atual nos impele, como humanidade, a abandonar os métodos violentos e os discursos de ódio para construir nações e relações internacionais em paz, baseadas na cooperação, na integração e na solidariedade”, enfatizou.
Sublinhou que Cuba tem demonstrado ser um Estado amigo do povo colombiano, através do seu apoio à construção da paz neste país e em vários domínios do desenvolvimento social, como a saúde e a educação.
O Grupo de Amizade com Cuba é composto por um grande número de deputados e senadores de vários partidos políticos e bancadas do Congresso da República da Colômbia, que condenam estes actos violentos e expressam a nossa total solidariedade com o povo cubano e o Governo de Cuba”, sublinhou.
Solicitou ainda respeitosamente às autoridades norte-americanas que procedam a investigações e imponham as sanções adequadas aos responsáveis por estes actos, bem como que estabeleçam todas as medidas necessárias para que o corpo diplomático possa exercer as suas funções com todas as garantias.
npg/otf/glmv