O salão Rubén Martínez Villena da instituição cultural sediará a cerimônia de premiação, dedicada em sua 15ª edição a Harold Gramatges e Argeliers León, por ocasião do 105º aniversário de seus nascimentos.
Essas distinções também prestam homenagem a outros mestres no desenvolvimento da música e da musicologia cubanas, como o compositor Roberto Valera e a musicóloga María de los Ángeles Córdova.
O 45º aniversário do Centro de Investigación y Desarrollo de la Música Cubana (Cidmuc) está sendo comemorado em um concurso patrocinado pela Seção de Musicologia da Associação de Músicos da Uneac.
A primeira proposta do evento data de 1991 e, desde 2004 e 2015, vem sendo acompanhada por duas modalidades: a Zoila Gómez, para alunos de nível intermediário de disciplinas teóricas, e a Danilo Orozco, para os que estudam musicologia em nível superior.
Enquanto isso, ele se torna um estímulo para a pesquisa musicológica nas escolas cubanas onde a musicologia é ensinada.
Com mais de 30 anos de existência, os ganhadores desse prêmio contribuem com pesquisas de notável valor histórico-documental e contribuem para a consolidação do processo de ensino-aprendizagem no sistema educacional do país.
Eles também enriquecem o patrimônio sonoro, analisam os processos de transculturação ligados à música cubana e os sucessos e fracassos dos artistas cubanos no setor musical.
Além dos prêmios em dinheiro e do diploma, a publicação dos ensaios monográficos na revista Clave está incluída como um incentivo.
mgt/amr/bm