De acordo com informações oficiais, cerca de 800 elementos das Secretarias de Defesa Nacional, Guarda Nacional e Segurança do Estado e Proteção ao Cidadão, bem como da Procuradoria Geral do Estado, já estão mobilizados de Comitán a Frontera Comalapa.
As fontes acrescentam que o objetivo das tropas é fortalecer a presença das instituições de segurança, prevenir o crime e, se necessário, restaurar a ordem e a liberdade de movimento na região, o que é interpretado como o uso da força também contra gangues criminosas.
Eles ressaltaram que “devido ao fato de terem circulado vídeos de pessoas armadas na área, bem como de grupos que se identificam como membros de organizações sociais e realizam vários bloqueios, essas estratégias foram acordadas para proteger a integridade e a segurança da população”.
De acordo com o plano estratégico, eles acrescentaram, o grupo interinstitucional avançará de Comitán para Frontera Comalapa e, posteriormente, para outros municípios nas áreas de fronteira e de planalto.
Ao mesmo tempo, a equipe da Federal Electricity Commission (Comissão Federal de Eletricidade) já está mobilizada e protegida para lidar com relatos de interrupções de energia causadas pelas gangues, que possivelmente se devem a danos às torres de energia.
Para essas ações de segurança, as forças conjuntas forneceram à operação helicópteros da Secretaria de Proteção Civil, 52 veículos e dois guindastes.
mem/lma/bm