Milhares de muçulmanos e líderes religiosos reuniram-se na Grande Mesquita de Anwar, nesta capital, para comemorar a data, acompanhados por membros da comunidade diplomática e outros convidados.
O Imam da Grande Mesquita, Haji Taha Muhamed Harun, pediu à comunidade que aderisse aos ensinamentos do Profeta Muhammad através de boas ações durante as celebrações.
Em relação ao feriado, o primeiro-ministro Abiy Ahmed cumprimentou todos os muçulmanos etíopes e, lembrando as grandes obras do profeta Maomé, destacou a humildade, a bondade e o perdão.
“Quando saem da mesquita, eles observam a humildade, a bondade e o perdão na prática como seu líder, partilhando o que têm com os necessitados e mostrando perdão e perdoando aqueles que os ofenderam”, disse Ahmed numa mensagem publicada na sua conta na rede social. X, antigo Twitter.
Ele especificou que, independentemente da origem religiosa, os etíopes estão em uníssono com os seus irmãos e irmãs muçulmanos durante este grande festival. “Não há problema que não possa ser resolvido com humildade, bondade e perdão”, concluiu.
Maomé foi pessoalmente o criador da teologia islâmica refletida no Alcorão, o único livro sagrado dos muçulmanos, que é uma coleção de frases inspiradas por Alá e compiladas durante a vida do profeta por volta de 650.
oda/rmn / fav