Treze delegados de alto nível, incluindo chefes de governo da Comunidade do Caribe, se reunirão no Radisson Beach Resort Hotel com foco em como mitigar os crescentes impactos da mudança climática em uma região altamente vulnerável.
Seis temas reunirão os participantes até amanhã: primeiro, fortalecer a resiliência e alcançar a prosperidade, impulsionar a adaptação e lidar com perdas e danos.
Outra área de discussão será o financiamento da transição para a energia renovável no Caribe, aproveitando o potencial eólico, solar, geotérmico e hidrelétrico.
Em terceiro lugar, os especialistas analisarão a transformação da arquitetura financeira internacional e a colaboração regional em mecanismos de precificação de carbono, um aspecto muito debatido no segmento de alto nível recentemente concluído da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O quarto e o quinto itens da mesa serão impactos e oportunidades em sistemas biológicos e formas de acelerar a mobilidade elétrica para garantir sistemas de transporte confiáveis por meio da eletrificação, de acordo com os organizadores da reunião.
Por fim, há o desafio de criar sistemas nacionais mais fortes para a transparência climática.
Ao discursar na sede da ONU em 22 de setembro, o primeiro-ministro de Granada, Dickon Mitchell, disse que o momento de agir para os SIDS é agora, destacando os graves efeitos do aquecimento global, o aumento do nível do mar, a frequência de ciclones tropicais, tempestades e secas.
Em seguida, os representantes dos SIDS realizaram a Reunião de Líderes da Aliança dos SIDS com a presença de Mitchell.
O chefe de governo abrirá esse segundo diálogo hoje, quando Granada aproveitará a oportunidade para mostrar os projetos climáticos em andamento nas áreas de gerenciamento de água, energia renovável e infraestrutura inteligente para o clima, de acordo com um relatório publicado pelo nowgranada.com.
jha/mmc/mb