Vinícolas estrangeiras, especialmente da Espanha, estão presentes nesse encontro de três dias, que também é um momento oportuno para debates, degustações e trocas entre especialistas nesse interessante mundo dos vinhos.
Um dos exemplos veio da empresa Havana Club International S.A., exibindo a marca espanhola Campo Viejo, que seduziu os delegados e convidados. Durante a apresentação de cinco de seus melhores vinhos, realizada na Sala Vedado do hotel, o diretor nacional de vendas e marketing do Havana Club, Ahmed Álvarez, disse que, embora a empresa não tenha um portfólio de vinhos (sua razão de ser é o rum cubano), ela apresenta algumas marcas importadas da Pernod Ricard.
A Havana Club Interanational é uma empresa de joint venture criada em 1993, com a participação do produtor CubaRon e do comerciante francês Pernod Ricard.
O executivo admitiu que eles também vendem cinco produtos desse portfólio que estão promovendo no mercado cubano, como o vinho branco Campo Viejo.
Por sua vez, o líder da equipe de marketing estratégico da Havana Club, Yuniel Delgado, deu detalhes sobre a promoção da Campo Viejo, uma marca tradicional com um toque de modernidade, razão pela qual decidiram apresentar toda a linha em Cuba.
Nos contatos da festa, o chef e sommelier Alejandro Herrera fez referência à região espanhola de Rioja, de onde vêm os cinco vinhos Campo Viejo apresentados (branco e três tintos, variando de Cava, Tempranillo e Reserva a Gran Reserva).
Outra exposição atraente no Wine Festival foi a da Inversiones Pucara (IPSA S.A.) e Miguel Torres S.A., e uma conferência e harmonização de charutos de Havana com vinhos, ministrada pelo professor e especialista cubano Fernando Fernández, o principal animador da profissão de sommelier nessa ilha. mem/rfc/bm