Camagüey, Cuba, 7 de outubro (Prensa Latina) As autoridades governamentais cubanas buscam hoje alternativas para resolver uma complexa situação eletroenergética, baseadas na inovação e na pesquisa.
Na maior região do país, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma metodologia baseada em elementos computacionais.
O objetivo é a “Reconfiguração de blocos de carga na rede de distribuição do município de Camagüey”, liderada por Jorday Aróstegui, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Camagüey.
Após conversas com a imprensa, o vencedor do Prémio de Maior Impacto Económico/Social 2022, atribuído pela Associação Nacional de Inovadores de Cuba, explicou os benefícios deste método que poderá poupar ao país milhares de megawatts no consumo de energia.
“Neste trabalho foi realizada uma avaliação das combinações possíveis para a reconfiguração dos blocos de carga com o objetivo de determinar aquela que é mais eficaz na redução do consumo de energia elétrica, através da redução das perdas técnicas”, detalha o entrevistado.
Segundo Aróstegui, a análise das configurações da rede de distribuição foi feita no software DigSILENT Power Factory.
A técnica foi desenvolvida graças à colaboração de um grupo de especialistas da Universidade de Camagüey e somente em 2021 permitiu uma ajuda significativa ao Sistema Eletroenergético Nacional.
Ao final de um ano de aplicação, foram economizados mais de 8.215,14 MWh, segundo cálculos apresentados na matéria sobre a obra na revista Ingeniería Energética, do Centro Universitário José Antonio Echeverría, de Havana.
“A rede de distribuição é uma das mais complexas em termos de estudos e análises, quando você analisa percebe que pode fazer melhorias.
“Por exemplo, a própria reconfiguração com um trecho que é alimentado por um circuito ou outro, isso significa que há menos consumo de combustível para levar esse nível de corrente ao cliente”, explica Aróstegui.
O engenheiro garante que em Cuba “a reconfiguração tem sido muito estudada, mas este novo mecanismo poderia ser estendido a outras províncias, porém isso depende das características de cada região”.
Outras investigações de interesse são aquelas relacionadas à previsão de larguras de banda, geração elétrica de sistemas fotovoltaicos e fontes de energia renováveis.
Estudos sobre a localização de sistemas fotovoltaicos e redes de energia na busca de benefícios na rede de distribuição estão na mira de uma grande comunidade científica “porque precisamos incorporar essa energia na matriz em Cuba”, concluiu o investigador.
ode/fam/ml