A equipe da maior das Antilhas concluiu a fase preliminar com um recorde de 3-0, depois de vencer as Ilhas Virgens Americanas (11-1), Curaçao (4-0) e Porto Rico (4-2), nessa ordem.
Os curaçolenhos ficaram em segundo lugar na classificação (2 a 1), depois de vencerem os porto-riquenhos (3 a 0) e as Ilhas Virgens (16 a 2).
Os dois finalistas foram as estrelas da terceira edição do torneio, vencida por Curaçao com um placar de 4 a 3, e no ano seguinte os cubanos perderam novamente na partida final contra Porto Rico por 4 a 9.
Em terceiro e quarto lugares na classificação ficaram os anfitriões (1-2) e as Ilhas Virgens (0-3), que também disputarão o bronze hoje.
No final da rodada classificatória, Cuba liderou o ataque com a melhor linha ofensiva (AVE/OBP/SLU/ops), registrando médias de 312/440/494/934.
Os cubanos também lideraram o arremesso com uma ERA de 1,05 e quase não derrubaram um adversário a cada duas entradas. Defensivamente, os dois finalistas jogaram de forma impecável em suas três partidas, de acordo com um relatório de Carlos del Pino, estatístico da Confederação Caribenha de Beisebol (Cocabe). A Copa do Caribe estava programada para ter duas rodadas de jogos de ida e volta, uma semifinal e uma final, mas as chuvas que caíram na região nesta semana forçaram os organizadores a fazer ajustes na programação, deixando apenas uma rodada de qualificação e as partidas de medalha.
mem/nrg/mb