Também serão discutidas as questões de migração de mão de obra, habilidades para o desenvolvimento, tendências demográficas, mudanças climáticas e preocupações com a segurança.
O evento será moderado por Stephanie Dei, chefe de Parcerias do Setor Privado da Organização Internacional para Migrações (OIM), e contará com a participação dos palestrantes Leo Titus Preville, diretor do Mercado Único do Caribe; Olive Strachan, da Olive Strachan Consulting; e Kim Aikman, diretor executivo da Câmara de Comércio de Belize.
Recentemente, Leo Titus Preville enfatizou a importância de monitorar e avaliar o desempenho das políticas criadas para apoiar as necessidades do setor de trabalho no mercado único e na economia.
A Diretora Geral da OIM, Amy Pope, observou que, no Caribe, os países estão enfrentando uma escassez significativa de mão de obra e as mudanças demográficas não estão alinhando as pessoas às oportunidades.
“A decisão dos chefes de governo da Caricom de buscar a liberdade total de movimento oferece uma oportunidade de usar a migração bem gerenciada como uma ferramenta para enfrentar esse desafio”, disse Pope.
Conversas como a de hoje são uma iniciativa lançada em julho de 2023, como parte da implementação da Estratégia de Migração do Caribe da OIM, e explorarão estratégias para envolver o setor privado na abordagem dos desafios da migração, promovendo o crescimento econômico inclusivo e apoiando o bem-estar dos migrantes.
mem/yhr/bm