Ao receber os convidados na presença do embaixador, Danilo Sánchez, e outros funcionários da legação, a cônsul, Dayana Hernández, disse aos residentes em La Paz e suas famílias que a notícia era boa no 155º aniversário da primeira vez que se cantou o Hino Nacional na cidade oriental de Bayamo.
Salientou que uma boa homenagem ao 20 de outubro de 1868 será o início de um voo semanal direto da Boliviana de Aviación (BOA) do departamento de Santa Cruz para o Aeroporto Internacional José Martí em Havana, a partir do dia 26 deste mês.
Em seguida, apresentou o grupo musical cubano La Farándula, que, por razões de trabalho, antecipou a sua atuação para o deleite dos seus compatriotas.
As notas de Chan Chan, de Francisco Repilado (Compay Segundo), transformaram um espaço especialmente preparado numa pista de dança.
Enquanto isso, no pátio da sede diplomática, uma dezena de crianças divertia-se com jogos tradicionais cubanos ameaçados de esquecimento pelo contacto precoce com os telemóveis e outros meios informáticos.
Após a atuação dos músicos, a presidente cessante da ACRB, Orietta Hernández, fez o balanço do trabalho realizado nos últimos dois anos.
Destacou como dois momentos importantes o esforço de mobilização empreendido para enviar ajuda à pátria durante os desastres ocorridos no Hotel Saratoga, em Havana, e na Base Petrolífera de Supertanqueros, na província ocidental de Matanzas.
Por seu lado, o Embaixador Sánchez presidiu à entrega de certificados de reconhecimento a um grupo de médicos bolivianos licenciados pela Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba.
Recentemente, organizaram um dia de cuidados médicos gratuitos para os membros da comunidade cubana na Bolívia e suas famílias sob o lema “Amor com amor paga-se com amor”.
Seguiu-se a eleição da nova direção da ACRB, com Erenia Gámez como presidente.
A Conselheira Económica-Comercial e de Cooperação, María del Carmen March, fez uma apresentação da próxima Feira de Havana, que se realizará no maior centro de feiras do país, a Expocuba.
A informação de que este ano a maior feira comercial das Caraíbas incluirá um pavilhão dedicado aos expositores cubanos residentes no estrangeiro foi muito bem acolhida pelos presentes.
Para terminar a noite, as crianças reuniram-se à volta de um bolo com a bandeira de Cuba para cantar em comemoração do 20 de outubro, Dia Nacional da Cultura.
mem/jpm/glmv