Imagens transmitidas pela Venezolana de Televisión mostraram o momento em que um avião da Conviasa chegou ao aeroporto da ilha caribenha e foi recebido pelas autoridades.
Rodríguez viajou na companhia da delegação da qual fazem parte jovens parlamentares e Camilla Fabri, esposa do diplomata Alex Saab, sequestrado e extraditado para os Estados Unidos há dois anos.
O Presidente Nicolás Maduro anunciou na véspera a assinatura de novos acordos com a oposição no âmbito da lei e da Constituição, que, disse ele, “beneficiarão o país”.
Acrescentou que os acordos serão muito benéficos para a paz e para as próximas eleições (previstas para 2024).
Os novos pactos ativaram e reativaram as garantias eleitorais que a nossa Carta Magna e o Conselho Nacional Eleitoral estabeleceram, como as garantias legais, as garantias tecnológicas como a captura de impressões digitais, o sistema eleitoral com auditorias prévias, a quente e posteriores, comentou.
Maduro afirmou que foi um promotor de diálogos nas piores circunstâncias vividas pela nação desde 2014 e até o presente, com o objetivo de trazer a paz à República Bolivariana.
Sempre promovi o diálogo, afirmou, e sublinhou que “estamos à beira de uma nova ronda de assinatura de acordos com a oposição”.
A embaixada da Noruega anunciou ontem através de uma mensagem nas redes sociais que o Governo da Venezuela e a oposição Plataforma Unitária decidiram “retomar o processo de diálogo e negociação” facilitado por aquele país europeu.
Estas conversações terão como objetivo chegar a “um acordo político”, conforme previsto no Memorando de Entendimento assinado na Cidade do México em 13 de agosto de 2021.
ro/jcd/ls