O Gabinete do Chefe do Governo recordou que Ahmed chegou segunda-feira a Beijing para participar no Terceiro Fórum da Iniciativa do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, concluído na véspera.
Durante o seu discurso na sessão de abertura, partilhou a génese das relações sino-africanas e a sólida base de cooperação estabelecida por esta iniciativa do gigante asiático no desenvolvimento de infraestruturas no continente africano.
Manteve conversações oficiais com o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente Xi Jinping e, juntamente com este último, anunciaram na terça-feira passada a elevação dos seus laços bilaterais ao nível de parceria estratégica entre a Etiópia e a China.
A declaração foi emitida após a discussão bilateral entre Ahmed e Jinping no Grande Salão do Povo em Beijing, juntamente com as respectivas delegações.
Durante a reunião, o primeiro-ministro africano indicou a importância dos investimentos chineses na economia de Adis Abeba e incentivou mais investimentos nos cinco pilares principais: agricultura, indústria transformadora, tecnologias de informação e comunicação, mineração e turismo.
Por sua vez, o presidente chinês felicitou Ahmed pela adesão ao grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e anunciou a elevação da associação entre os dois países do nível de Associação Cooperativa Estratégica Abrangente e Duradoura, para Todos -Nível de Parceria de Cooperação Estratégica Meteorológica.
Ele elogiou as conquistas do país africano através da Iniciativa Legado Verde para mitigar os efeitos das alterações climáticas, citando o seu alinhamento com a política de desenvolvimento verde da China, e afirmou que será parte integrante de um programa de cintura verde e estradas.
kmg/nmr / fav