A agenda do presidente em Nairóbi inclui a participação em um evento de feriado bancário amanhã, como convidado das autoridades locais, e conversas oficiais com Ruto no Palácio Presidencial no sábado.
Outra atividade será uma homenagem a Jomo Kenyatta, considerado o pai fundador do Quênia, em cujo mausoléu ele depositará uma coroa de flores.
No dia anterior, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, chegou a Nairóbi para liderar a delegação de seu país na primeira sessão da comissão de cooperação conjunta bilateral.
O desenvolvimento dessa comissão deve se tornar uma plataforma importante para fortalecer os laços existentes, negociar e finalizar os instrumentos legais existentes e chegar a um acordo sobre novas áreas de trabalho conjunto, destacou uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola.
Os dois lados têm interesses comuns que podem ser usados para o desenvolvimento e trabalharam para chegar a acordos mutuamente benéficos em vários setores, acrescentou a declaração.
As relações entre os povos remontam ao período colonial, no entanto, o ponto mais alto foi alcançado em 2012 com a assinatura de quatro instrumentos legais.
Esses foram o Acordo Geral sobre Cooperação Econômica, Científica, Técnica e Cultural; o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores; o acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral e o acordo sobre a Exploração de Serviços Aéreos.
De acordo com a nota, apenas o último tem atualmente uma materialização efetiva.
Espera-se que a reunião da comissão abra oportunidades inexploradas.
Turismo, agricultura, petróleo, educação e saúde são algumas das novas áreas em que se espera maior cooperação.
npg/kmg/bm