23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Carta de Cristóvão Colombo sobre suas descobertas muda de dono

Carta-Cristobal-Colon

Carta de Cristóvão Colombo sobre suas descobertas muda de dono

Nova York, 21 out (Prensa Latina) Roubada e falsificada em mais de uma ocasião, a carta conhecida como “Das Ilhas Recentemente Descobertas”, assinada pelo navegador Cristóvão Colombo em 1493, está hoje nas mãos de um novo proprietário anônimo.

A carta, na qual o marinheiro genovês relata as suas descobertas após a sua primeira viagem à América, foi vendida na quinta-feira passada por 3,92 milhões de dólares durante um leilão na Christie’s desta cidade americana.

O documento intitulado “De insulis nuper inventus” (Das ilhas recém-descobertas), é composto por quatro folhas escritas em latim em ambos os lados.

No texto, Colombo narra a topografia dos lugares conhecidos e fala sobre os povos do que chamou de “ilhas das Índias”, em referência à Hispaniola – território caribenho onde hoje coexistem a República Dominicana e o Haiti – e outras ilhas.

A epístola é datada “do terceiro dia antes das calendas de maio de 1493” e foi enviada a Gabriel Sánchez, “Tesoureiro dos mais serenos soberanos Fernando e Isabel”, afirma a descrição.

Nele aparece uma introdução na qual se faz referência a Cristóvão Colombo como o homem “a quem nosso tempo tem uma grande dívida”.

De acordo com a Christie’s, o conteúdo da carta constituía, na sua época, “o primeiro furor midiático alguma vez visto, expandindo-se rapidamente por toda a Europa e mudando para sempre as percepções populares sobre o tamanho, a forma e as possibilidades do seu mundo”.

Embora não seja o único exemplar disponível da “carta de Colombo” – existe uma semelhante nos fundos da Biblioteca Pública de Nova Iorque – é avaliada como uma das duas únicas que tiveram proprietários privados até à data.

Durante um século o texto foi propriedade de uma biblioteca privada e a sua história anterior carece de precisão. No entanto, sabe-se que o documento foi falsificado e roubado em inúmeras ocasiões, indicou o The New York Times.

ro/mml/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES