O filme protagoniza Annette Bening como Diana Nyad, que ainda está viva (22 de agosto de 1949), e a famosa Jodie Foster, que interpreta Bonnie Stoll, a melhor amiga e treinadora pessoal da atleta.
O roteiro do filme é baseado nas aventuras que cercam o feito real de Nyad, que em 2 de setembro de 2013, em sua quinta tentativa, nadou 164 quilômetros da costa ao norte de Havana, Cuba, até Key West, Flórida, EUA.
O longa-metragem norte-americano foi dirigido pelos cineastas Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, que estão fazendo sua estreia na ficção, mas que já realizaram documentários notáveis, como o vencedor do Oscar “Free Solo” e a crônica da caverna tailandesa “The Rescue”.
De acordo com a sinopse, esse drama biográfico retrata dois feitos de perseverança: a determinação implacável da nadadora em alcançar a linha de chegada em águas abertas e infestadas de tubarões e, por outro lado, a coragem da equipe de apoio em tolerar seu caráter egocêntrico e teimoso.
Uma das atrações de “Nyad” é que suas protagonistas, Bening e Foster, são duas atrizes na faixa dos 60 anos que enfrentam o desafio de filmar no mar.
O filme começa não na década de 1970, quando a atleta estabeleceu um recorde de natação que a levou às primeiras páginas dos jornais, mas em seu aniversário de 60 anos, quando ela decidiu qual seria seu próximo desafio para alcançar a excelência.
Logo depois, ela voltou à piscina e decidiu nadar de Cuba até a Flórida, um sonho há muito abandonado e uma maneira de provar a si mesma e a todos que a idade não pode ser contra sua vontade.
rgh/mml/mb