Para sua coluna regular publicada no Facebook, o especialista trouxe elementos difundidos globalmente sobre o tema e o desenvolvimento das tecnologias de computação e comunicação, além da inteligência artificial (IA).
A chamada de domótica os sistemas capazes de automatizar uma casa ou edifício de qualquer tipo, fornecendo serviços de gestão de energia, segurança, bem-estar e comunicação.
O especialista recordou que o diretor-geral da Riu Hotels & Resort, Joan Trian Riu, disse que no futuro a indústria hoteleira deverá apostar na prestação de um melhor serviço ao cliente, aplicando o conhecimento humano e a tecnologia baseada na domótica, o que permitirá agregar valor à experiência do hóspede.
Ele disse que o hotel do futuro deve manter o foco em oferecer o melhor atendimento possível ao cliente. Para isso, afirmou, é preciso aplicar todo o conhecimento humano possível para que a experiência seja excelente.
Tal opinião, disse Perelló, expressou Trian Riu em entrevista à publicação latino-americana Última Hora (jornal espanhol), no âmbito do Connect’Up 2023.
Connect’Up é o evento de empreendedorismo e inovação mais colaborativo das Ilhas Baleares (Espanha).
Mais de 40 empresas, instituições e administrações públicas constroem a base de conhecimento sobre a qual se realiza um programa formativo e de mentorização personalizada às necessidades de cada projeto.
E acrescentou que não se pode envidar esforços na aquisição e implementação de tecnologia negligenciando aspectos básicos como simpatia, limpeza, qualidade nos alimentos e bebidas, atenção profissional, manutenção adequada, rapidez e eficiência na recepção, segurança e higiene.
A partir daí, comentaram os especialistas, é possível aproveitar o que a tecnologia oferece para melhorar processos e tempos.
Tanto os responsáveis de Perelló como de Riu reiteram que, em última análise, trata-se de melhorar o serviço aos hóspedes.
No futuro, a tecnologia continuará a acrescentar valor e os hotéis serão baseados na domótica, facilitando a estadia dos hóspedes, explicaram.
A domótica visa um conjunto de ações como a gestão de energia, que pode ser integrada através de redes de comunicação interiores e exteriores, com ou sem fios, e cujo controle goza de uma certa facilidade, de dentro e de fora da casa ou de um edifício (poderia ser definido como a integração da tecnologia no design inteligente).
O termo domótica vem da união das palavras domus (que significa casa em latim) e autônomo (do grego: αὐτόνομος, que se auto-governa).
oda/rfc/cm