Isto foi avaliado pelo General Neang Phat durante a cerimónia de abertura da Exposição de Produção Económica de Defesa Vietname-Camboja 2023 (Videx 2023), na qual cerca de 150 unidades e empresas de ambos os países mostram as suas produções.
O Secretário de Estado da Defesa do Camboja sublinhou a importância das relações diplomáticas para a proteção da estabilidade política, da paz e da segurança em cada país, e destacou a atenção especial dada por ambas as partes à expansão da solidariedade, amizade, cooperação e boa vizinhança.
Por sua vez, o Vice-Ministro da Defesa do Vietname, Coronel General Vu Hai San, classificou a exposição como uma importante atividade socioeconómica e política que – previu – criará oportunidades para promover ligações entre empresas e aumentar a transferência e aplicação da ciência e tecnologia.
A cooperação em defesa constitui um dos principais pilares nas relações entre o Vietnã e o Camboja, cujos exércitos têm trabalhado estreita e eficazmente para superar as consequências das bombas e minas e em fóruns multilaterais, observou Hai San.
O Videx 2023 foi inaugurado ontem à noite e permanecerá aberto até 29 de outubro no Centro de Convenções e Exposições Koh Pich, em Phnom Penh.
Na exposição é possível ver não só máquinas tecnológicas, robôs e drones, mas também equipamentos industriais, fertilizantes, sementes de plantas, máquinas agrícolas, têxteis, calçados, eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de construção, artesanato e bens de consumo.
jha/mpm / fav