O evento Cuba vai comigo será uma nova oportunidade para os artistas e intelectuais cubanos que vivem em outros países compartilharem sua arte com o público da ilha e com aqueles que nos visitam, de acordo com o site Cubaminrex do Ministério das Relações Exteriores.
O encontro tem como objetivo destacar o trabalho de personalidades culturais cubanas com carreiras estabelecidas no exterior e jovens talentosos que carregam a identidade que os liga à sua terra natal.
Ele será realizado em um formato híbrido (presencial e virtual) e as apresentações ocorrerão em todas as formas de arte, com ênfase na programação de fim de semana em teatros e espaços artísticos em Havana. á
De acordo com o anúncio, também haverá visitas a escolas de arte e projetos comunitários, além de concursos para crianças e jovens descendentes de cubanos que vivem no exterior.
A novidade desta edição será o desenvolvimento de um fórum em que os participantes serão atualizados sobre a legislação existente para propor e avançar projetos de cooperação e negócios ligados ao campo das indústrias culturais e criativas na nação antilhana.
O Ministério da Cultura garantirá espaços para apresentações e exposição de obras de artes plásticas; a produção artística de espetáculos musicais e teatrais e a garantia logística para os ensaios. Também coordenará as transmissões televisivas, por meio do Canal Clave e de outros espaços promocionais da televisão cubana.
Cuba va conmigo será o conceito principal das apresentações e das mensagens enviadas por artistas e escritores que não puderem participar e desejarem se dirigir ao público no evento, de acordo com o anúncio do festival.
Os interessados podem entrar em contato com as respectivas representações diplomáticas cubanas no exterior ou com o comitê organizador pelo e-mail cubavaconmigo23@cubarte.cult.cu.
jha/mml/mb