Os cafeicultores chegam ao desafio crucial inspirados em duas vitórias consecutivas, uma garantiu vaga na super rodada após triplo empate com Cuba e Venezuela, e a outra, ontem por 10 a 2, deixou a seleção mexicana de fora do duelo por ouro, considerado pelos especialistas entre os melhores do torneio.
A trajetória do Panamá foi mais tranquila ao terminar invicto na fase preliminar, mas caiu para os surpreendentes brasileiros no primeiro duelo da segunda fase.
A vitória dos colombianos, além de mandar os astecas para a disputa pelo bronze, garantiu automaticamente ao time do gigante sul-americano na disputa pela coroa, o que é classificado como um evento inédito, já que o Brasil nunca subiu ao pódio nas edições anteriores.
O dia termina com o confronto de pura formalidade entre Brasil e México, o que não altera as localizações das seleções que enfrentam a última data competitiva.
Dos três candidatos ao título, apenas a Colômbia tem medalha no beisebol nos Jogos Pan-Americanos e foi o bronze em 1971, em Cali.
Na disputa pelo quinto lugar, a República Dominicana deixou Cuba em campo por 5 a 4, uma repetição do confronto entre os dois há quatro anos, em Lima, pela mesma posição e decidido da mesma forma.
rgh/nrg/ls