Segundo um comunicado da referida entidade publicado no jornal Al-Watan, a base militar norte-americana localizada no campo de gás de Tanak, no norte da província nordeste de Deir Ezzor, foi atacada com vários foguetes que atingiram diretamente a zona de instalações.
Ele acrescentou que outros 15 foguetes foram disparados contra soldados do Pentágono destacados no campo petrolífero de Al-Omar, na mesma província.
Estas ações ocorrem poucas horas depois de um bombardeamento com sete foguetes realizado por combatentes norte-americanos contra um comboio de camiões na cidade fronteiriça síria de Albukamal.
Os ataques ocorrem em meio a uma escalada israelense contra os palestinos na Faixa de Gaza e após o envio de dois porta-aviões pelos Estados Unidos ao Mar Mediterrâneo oriental, em meio a alertas sobre a regionalização do conflito.
Washington mantém quinze bases em território sírio sem o consentimento do Governo de Damasco ou a aprovação das Nações Unidas.
A Síria denunciou repetidamente esta presença, que descreveu como uma ocupação e garantiu que as ações dos militares dos EUA na Síria encorajam a atividade terrorista e visam desestabilizar o país e saquear as suas riquezas.
ro/fm/ls