23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cidades do Equador estão entre as mais violentas do mundo

Cidades do Equador estão entre as mais violentas do mundo

Quito, 1 nov (Prensa Latina) As cidades equatorianas de Guayaquil e Durán estão hoje entre as mais violentas do mundo, segundo um ranking do Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Penal do México.

Ambas as cidades, que pertencem à província costeira de Guayas, registraram picos de mais de 200 mortes violentas por mês este ano, de acordo com o estudo.

O documento especificou que Durán registrou 257 mortes violentas até o momento este ano e uma taxa de homicídios de 84,56 por 100.000 habitantes, enquanto Guayaquil registrou 1.867 assassinatos e uma taxa de homicídios de 67,97 por 100.000 habitantes.

Recentemente, o ministro do Interior, Juan Zapata, reiterou que 90% das mortes violentas em áreas como a chamada Zona 8, que inclui as cidades de Guayaquil, Durán e Samborondón, são devidas à violência criminosa.

Zapata explicou que esses são corredores de trânsito, armazenamento e saída de drogas, bem como áreas de consumo das drogas que permanecem no país sul-americano, como parte dos pagamentos dos cartéis internacionais às gangues locais.

Por sua vez, o prefeito de Guayaquil, Aquiles Alvarez, destacou que a luta contra o crime organizado nesse território precisa da “força” do governo nacional.

O crime também é combatido por meio de grandes investimentos em bairros violentos, com planejamento, prevenção e investimento em arte, cultura e esporte, disse Alvarez.

O recém-eleito presidente Daniel Noboa recebe uma nação com a violência em alta, com mais de 6.000 assassinatos este ano, incluindo um candidato presidencial, prefeitos e funcionários públicos.

Durante sua campanha, o novo presidente anunciou que implementaria o chamado Plano Phoenix, que consiste em criar um único centro de inteligência e equipar a Polícia Nacional e as Forças Armadas com armas e tecnologia.

Enquanto isso, não há muita clareza sobre como, na prática, o jovem presidente administrará o tamanho dos problemas que, como dizem analistas e cidadãos, são impossíveis de serem resolvidos em pouco mais de um ano.

mgt/nta/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES