Quatro em cada cinco consumidores vietnamitas usam carteiras eletrônicas pelo menos uma vez por semana e tendem a recomendá-las a outros, revelou um relatório do UOB Bank sobre o sentimento do consumidor da ASEAN em 2023.
No domínio dos pagamentos, os utilizadores no Vietnã estão familiarizados com as tecnologias mais recentes e as mais utilizadas durante o último ano foram as carteiras electrónicas (67 por cento), os pagamentos com cartão em aplicações de carteira móvel (58) e as plataformas de pagamento e-commerce (55).
Para transações mais complexas, como transações de alto valor, pedidos de empréstimos bancários ou reestruturações, bem como compras de seguros, os consumidores preferem canais diretos, ou uma combinação de online e presencial.
A este respeito, o Diretor de Serviços Financeiros Pessoais do UOB Vietnã, Paul Kim, previu que, à medida que os consumidores vietnamitas se tornarem mais competentes digitalmente, o nível de uso de aplicativos bancários móveis aumentará.
Neste sentido, o diretor geral do BCG Vietnam do Boston Global Strategic Consulting Group, II Dong Kwon, destacou que a Asean ocupa uma posição de liderança no crescimento do comércio e neste Vietname é um fator chave por ser um dos poucos países do mundo com desempenho económico positivo nos últimos anos.
Com o forte desenvolvimento da Internet, o Vietnã registra cada vez mais atividades de compras online, alcançando um aumento anual de mais de 41 por cento nos últimos três anos, tendência que se manterá e reforçará nos próximos tempos, previu o referido especialista pela agência de notícias VNA.
jf/mpm / fav