O primeiro, com magnitude de 4,3, ocorreu na noite passada no município de Puerto López, a uma profundidade de 20 quilômetros, enquanto o segundo ocorreu na manhã de quinta-feira na mesma área, a uma profundidade de 17 quilômetros.
Os moradores locais indicaram nas redes sociais que ambos os tremores foram apenas levemente perceptíveis e, até o momento, não há relatos de vítimas ou danos materiais.
Em agosto passado, ocorreram pelo menos cinco terremotos em Manabí com magnitudes entre 3,4 e 3,8, embora os especialistas tenham descartado a possibilidade de um enxame sísmico.
A província foi o local de um terremoto devastador de magnitude 7,8 em abril de 2016, que deixou 671 pessoas mortas, milhares de feridos e afetados, além de mais de US$ 3,3 bilhões em perdas de propriedades.
O Equador está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, que concentra algumas das zonas de subducção (colapso de placas tectônicas) mais importantes do mundo e é o local de forte atividade sísmica e vulcânica.
ro/avr/bm