“Belize mais uma vez deixa registrada sua condenação inequívoca ao embargo unilateral contra Cuba, que é uma clara violação da Carta das Nações Unidas, do direito internacional e mina os princípios do multilateralismo com os quais estamos todos comprometidos”, declarou o representante da nação caribenha no projeto de resolução apresentado por Cuba sobre a necessidade de acabar com o bloqueio.
“Também rejeitamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo, pois essa é uma medida que apenas exacerba as consequências desumanas dessas sanções”, disse ele.
“O bloqueio de Cuba tem o efeito deliberado de impedir a recuperação do país, mas, apesar de suas consequências, o espírito de resiliência, engenhosidade, generosidade e fraternidade de Cuba tem caracterizado seu compromisso com Belize e com os países em desenvolvimento em todo o mundo”, acrescentou.
“Cuba é uma força de boa vontade e desenvolvimento em nossa região, por isso reiteramos nosso apelo aos Estados Unidos para que levantem o bloqueio”, concluiu.
ro/adr/bm