De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Pearlel Charles Jr., citado pelo jornal Observer, o terremoto de 30 de outubro, embora não tenha causado danos estruturais significativos, foi um lembrete claro das vulnerabilidades e desafios imprevistos que a região enfrenta.
O terremoto, assim como a pandemia de Covid-19, revelou a importância de se ter “sistemas que sirvam como bastiões de estabilidade quando a terra treme e o inesperado acontece”, disse ele no contexto da 31ª reunião dos Chefes de Organizações de Seguridade Social da Caricom, realizada aqui há alguns dias.
Observando que essas situações de crise testam a resistência dos pequenos Estados em desenvolvimento, Charles incentivou os delegados da reunião a renovar seu compromisso de garantir o fortalecimento das redes de segurança na região do Caribe.
O ministro atribuiu a recuperação da Jamaica dos desafios da pandemia à estrutura de proteção social do país; no entanto, ele acrescentou que, apesar do progresso feito no fortalecimento dos sistemas regionais nas últimas três a quatro décadas, ainda existem lacunas significativas.
Como região, temos muito mais a fazer para alcançar um sistema robusto e abrangente de programas de seguridade social”, acrescentou Charles no evento realizado em Montego Bay.
rgh/las/glmv