Na reunião, que contou com a presença de outras autoridades de alto escalão de ambos os países, foi avaliado o mecanismo bilateral de defesa, segurança e cooperação técnico-militar.
As partes enfatizaram a importância de manter altos níveis de confiança e processos de colaboração permanente que contribuam para a construção de uma nova ordem mundial, baseada no multilateralismo, no respeito mútuo e na busca pela paz mundial.
Avilés enfatizou o firme apoio das forças armadas da Nicarágua à operação militar especial que está sendo realizada pelo exército russo para garantir a segurança de seu povo.
Ele também expressou a disposição e o compromisso permanente da instituição militar desse país centro-americano de apoiar o fortalecimento dos mecanismos de cooperação para conter os efeitos de ameaças e riscos comuns e contribuir para a busca de melhores condições de segurança global.
Avilés está em uma visita oficial à capital russa desde sábado e, além da reunião com Shoigú, ele planeja outros intercâmbios com chefes militares de alto escalão da nação eurasiática.
rgh/ybv/glmv