A descentralização constitui uma tarefa importante para definir mais claramente as responsabilidades de todos os níveis, promover o dinamismo e a criatividade, qualificou o chefe do governo ao responder às perguntas dos deputados na sessão de interpelação realizada nesta manhã.
De acordo com Minh Chinh, o processo não foi cumprido até agora de forma satisfatória porque as diretrizes do Partido Comunista do Vietnã, as políticas e as leis do Estado não foram implementadas completa e seriamente.
Algumas agências e unidades realmente não querem se descentralizar e a capacidade pessoal ainda é limitada e inadequada, especialmente para tarefas grandes e novas que ainda são difíceis, explicou o primeiro ministro, com sua intervenção resenhada no site da Assembleia Nacional.
Minh Chinh também se referiu ao desenvolvimento turístico do país que, segundo sua visão, tem muitas vantagens, mas ainda não está no nível de seu potencial e força por causas relacionadas a instituições, políticas, recursos humanos e planejamento, das quais os assuntos subjetivos são os principais.
Respondendo a uma interrogante sobre a orientação da política exterior vietnamita, o chefe do governo reiterou que a mesma é de independência, autossuficiência, diversificação, multilateralização, ser bons amigos, um sócio confiável de todos os países e um membro responsável da comunidade internacional.
A política externa, observou, contribui para construir uma economia independente e autossuficiente com uma integração internacional positiva e proativa, profunda, substancial e efetiva.
Ao final da interpelação Minh Chinh, o presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Vuong Dinh Hue, avaliou os dois dias e meio de perguntas e respostas para os funcionários governamentais completaram com sucesso o programa proposto.
Pela primeira vez nesta sexta sessão ordinária da XV Legislatura, o chefe do governo, todos os vice-primeiros-ministros e 21 ministros e chefes de setor responderam diretamente às perguntas dos parlamentares, com um escopo de perguntas muito amplo, destacou.
O sexto período de sessões do Parlamento vietnamita começou em 23 de outubro e se estenderá até 28 de novembro, dividido em duas etapas, a primeira das quais terminou no dia 10.
oda/mpm/cm