Um comunicado de imprensa da Presidência indicou que a estadia de Smith em Santo Domingo faz parte da estratégia do governo dominicano de estreitar os laços com os países do Caribe.
A reunião de quinta-feira, realizada no Palácio Nacional, também contou com a presença do ministro dominicano das Relações Exteriores, Roberto Álvarez, com quem o ministro jamaicano teve uma reunião prolongada a portas fechadas no dia anterior.
Sobre Smith, a declaração presidencial observou que ela foi reeleita pelo Partido Trabalhista nas eleições gerais, realizadas em seu país em setembro de 2020.
Ela também foi reeleita Líder de Negócios do Governo no Senado, cargo que ocupa desde 2016.
Como ministra das Relações Exteriores, ela representou a Jamaica e a região em vários fóruns bilaterais, regionais, hemisféricos e internacionais, onde reafirmou o compromisso de seu país com o multilateralismo e uma política externa baseada em princípios.
Em 2018, Smith presidiu o Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade do Caribe (Caricom) e foi a primeira ministra das Relações Exteriores de Kingston a ser convidada para as reuniões do G7 e do G20.
npg/mpv/glmv