Durante uma reunião na cidade de Guayaquil, o Comitê Coordenador de Solidariedade com Cuba e a Frente Unidade para Superar anunciaram o início da coleta de assinaturas, com as quais também exigirão que o governo dos EUA exclua a nação caribenha da lista unilateral de patrocinadores estatais do terrorismo.
Estiveram presentes na reunião representantes de organizações sindicais, culturais e estudantis que participarão da coleta de assinaturas em apoio ao povo cubano.
Em suas palavras de agradecimento, o embaixador de Cuba no Equador, Basilio Gutiérrez, também se referiu à resistência de seu país às medidas de asfixia econômica com as quais Washington está tentando esmagar os cubanos.
Ele destacou como, apesar desse cerco unilateral – recentemente rejeitado por 187 Estados nas Nações Unidas – Cuba está colhendo sucessos e buscando alternativas para manter as conquistas de sua Revolução.
A campanha “Cuba vive e resiste”, apresentada pela Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade a Cuba e Causas Justas, foi lançada em agosto em nível internacional.
O objetivo é conseguir mais de um milhão de assinaturas para exigir que a Casa Branca exclua Cuba dos supostos promotores do terrorismo e suspenda incondicionalmente o bloqueio, uma política estabelecida há mais de 60 anos.
npg/avr/glmv