Em uma nota publicada no site Cuba Cine, Triana foi apresentado como novo presidente dessa entidade ante a junta diretiva e os trabalhadores da instituição.
Triana assume a presidência do Icaic em um momento em que a instituição está trabalhando junto com os criadores na elaboração das propostas que estão sendo apresentadas ao Grupo de Trabalho Temporário para o desenvolvimento do cinema cubano’, diz a nota.
Formado em jornalismo pela Universidade de Havana, ele tem uma longa história como gerente e promotor cultural, começando como presidente da Associação Hermanos Saíz na província de Holguín.
Durante sua carreira, Triana também dirigiu o Conselho Provincial de Artes Cênicas e Cultura dessa província por 13 anos, com realizações reconhecidas, como a fundação do Festival Internacional de Artistas e Promotores Culturais Romerías de Mayo e a vice-presidência do Festival Internacional de Cinema Pobre em Gibara.
Entre outros cargos, foi vice-presidente do Conselho Nacional de Artes Cênicas, coordenador nacional da Misión Cultura Corazón na Venezuela e diretor de Comunicação e fundador do Estudio Multimedial e do canal digital CrearTV.
npg/may/glmv