23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

As experiências de Cuba com as mudanças climáticas são destacadas

As experiências de Cuba com as mudanças climáticas são destacadas

Buenos Aires, 9 nov (Prensa Latina) O presidente do Instituto Nacional de Planejamento Territorial e Urbanismo de Cuba, Raúl Omar Acosta, compartilhou hoje na Argentina as experiências de seu país no enfrentamento da mudança climática através do trabalho conjunto entre o governo e a população.

Em seu discurso na 32ª Assembleia Geral do Fórum de Ministros e Altas Autoridades de Habitação e Planejamento Urbano da América Latina e do Caribe, Acosta destacou que, desde 1959, o processo revolucionário liderado por Fidel Castro (1926-2016) implementou planos destinados a proteger os recursos e a população, preparando-a para participar ativamente deles.

O férreo bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos é hoje nosso principal obstáculo na promoção de políticas para mitigar os efeitos dos fenômenos naturais. No entanto, nosso governo e nossos cidadãos estão fazendo um grande esforço para avançar nessa direção, disse ele.

Ele lembrou que, devido à sua posição geográfica, Cuba é frequentemente atingida por eventos climáticos extremos, como furacões, chuvas fortes, secas e aumento médio do nível do mar.

O país também sofre danos causados por incêndios florestais e tremores perceptíveis.

No entanto, temos um ponto forte: um sistema de defesa civil liderado pelo Estado e baseado na participação ativa da população, que nos permite elaborar planos para lidar com desastres e minimizar as possíveis consequências das mudanças climáticas.

Coordenamos de forma especial a agenda urbana, a Tarea Vida (um plano para responder aos problemas ambientais), o desenvolvimento da economia, o planejamento urbano e o país, disse ele.

Além disso, ele disse que 600 casas foram evacuadas de mais de 155 assentamentos afetados pelo aumento do nível médio do mar, mais de mil barragens e microbarragens foram construídas para armazenar mais de 10 bilhões de metros cúbicos de água e mais de 800 quilômetros de canais foram construídos para levar o precioso líquido aos locais onde ele é necessário.

O reflorestamento aumentou para 29,8 porcento e, de 2019 a 2022, 16 mil 700 casas foram construídas e mais de 89 mil foram restauradas.

O 60 porcento do total foi construído ou reparado com o trabalho dos habitantes, disse ele.

npg/gas/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES