O partido maioritário na Câmara encerra uma semana em que em 48 horas cancelou votações de dois projetos de lei de financiamento partidário, o que foi um revés para o novo presidente da câmara, Mike Johnson.
Os republicanos retiraram na noite de terça-feira um projeto de lei de transporte e habitação devido à oposição de alguns aos cortes na agência federal Amtrak, a rede ferroviária intermunicipal de passageiros do estado.
Entretanto, no dia anterior rejeitaram uma iniciativa legislativa sobre serviços financeiros e governo geral que incluía linguagem divisiva contra o aborto, informou o jornal The Hill.
De acordo com o jornal, é um passo atrás para Johnson, R-Louisiana, que esperava mostrar progresso nos projetos de lei de dotações defendidos pela ala conservadora do seu partido, a fim de garantir os seus votos para aprovar um projeto de lei no curto prazo que manteria o governo aberto além de 17 de novembro.
Tudo isto é uma medida de quão ingovernável a Câmara dos Representantes continua depois dos republicanos de linha dura terem deposto o seu presidente, Kevin McCarthy, em 3 de Outubro.
“Continuamos a lidar com as mesmas divisões que sempre tivemos”, “Somos ingovernáveis”, são opiniões que circulam entre os próprios republicanos.
Esta semana, Johnson realizou várias reuniões com grupos de seu partido sobre o caminho a seguir em um projeto de lei de financiamento de curto prazo, conhecido como resolução contínua, ou CR.
A proposta financiaria o governo temporariamente e imporia dois prazos de validade: um em janeiro e outro em fevereiro, mas a difícil tarefa é fazer com que eles cheguem a um acordo em meio a tantos interesses conflitantes.
Os legisladores deixaram Washington ontem e retornarão ao Capitólio na segunda-feira e precisavam ter qualquer que fosse a proposta para sua análise individual antes de submetê-la à eventual votação na próxima semana.
O país está em férias festivas. Amanhã, 11 de novembro, é o Dia dos Veteranos, mas o feriado federal que homenageia aqueles que serviram nas forças armadas dos Estados Unidos foi transferido para esta sexta-feira.
mem/dfm/ls