O prefeito lembrou em seu canal Telegram que o prédio atual foi construído no final do século XVII no estilo barroco Naryshkin, sobreviveu às chamadas Guerras Patrióticas de 1812 e 1941-1945 e, nos últimos anos, precisava urgentemente de restauração.
De acordo com Sobyanin, durante dois anos de trabalho, as fachadas do templo foram restauradas à sua aparência histórica e os especialistas repararam completamente a decoração de pedra branca, renovaram a alvenaria e os degraus, as bases dos pilares e colunas dos arcos e reconstruíram as escadarias principais.
Os corredores e a impermeabilização histórica exclusiva das escadas, corredores e tetos também foram restaurados. Isso não apenas restaurou a aparência anterior do edifício, mas também prolongou sua vida útil.
“Agora, a Igreja da Intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria será um patrimônio cultural de importância federal e a principal decoração do distrito de Filevsky Park, em Moscou, que mais uma vez estará aberto aos moradores e visitantes da capital”, acrescentou Sobyanin.
O prefeito acrescentou que oito propriedades em Moscou foram restauradas desde 2017, citando Grachevka em Jovrin, Sviblovo e Leonovo nas margens do rio Yauza, Mikhalkovo no distrito de Golovinsky, Bogorodskoye-Voronino no sudoeste da capital e Glebovo no parque Pokrovskoye-Streshnevo.
A propriedade-museu de Lyublino, no sudeste, e a reserva-museu de Kuskovo também foram consertadas.
Sobianin enfatizou que a reativação dos parques de mansões é uma das partes importantes do programa para a criação de um ambiente urbano de alta qualidade.
lam/gfa/bm