Falando na Cimeira de Liderança WASH da África Oriental e Austral, o Ministro das Finanças, Ahmed Shide, disse que, apesar dos esforços para implementar estes serviços no país, um número significativo de pessoas não tem atualmente acesso a eles, enquanto outras ainda praticam a defecação a céu aberto.
Shide reconheceu a grande lacuna nesta questão, uma situação que exige que as carteiras de Finanças priorizem o fornecimento de água potável e saneamento no meio da situação fiscal geral e das exigências de investimento concorrentes.
Por sua vez, a Vice-Presidente do Grupo Banco Mundial para a África Oriental e Austral, Victoria Kwakwa, destacou o longo caminho a percorrer para melhorar as atividades de WASH, transformando o setor e eliminando riscos para a parte privada envolvida nos programas.
O evento reuniu ministros das finanças e da água, parceiros de desenvolvimento e líderes do setor privado para discutir em profundidade como promover a mudança dos sistemas como um caminho para o acesso universal à água potável, ao saneamento e à higiene.
Durante dois dias, foram abordados temas como os desafios da governação a nível setorial, o realinhamento dos incentivos setoriais, a mobilização de mais fundos do setor privado e o financiamento climático, bem como a concepção de sistemas WASH resilientes e a criação de uma plataforma nacional.
oda/rmn / fav