A canela vietnamita representou 18,2 por cento da produção e 34,4 por cento da quota do mercado de exportação global em 2022, de acordo com um seminário nacional sobre o desenvolvimento sustentável do setor.
Nos primeiros 10 meses do corrente ano, as vendas desta especiaria ao exterior, maioritariamente para a Índia, os Estados Unidos e o Bangladesh, ultrapassaram as 74 mil toneladas e geraram receitas superiores a 220 milhões de dólares, fazendo com que este último indicador registrasse um decréscimo interanual de 1,3. pontos percentuais.
Durante o encontro, o presidente da Associação Vietnamita de Pimentas e Especiarias, Hoang Thi Lien, alertou que o país carece de uma estratégia nacional para o desenvolvimento sustentável deste setor.
Neste sentido, o vice-chefe do Departamento Florestal do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Trieu Van Luc, anunciou algumas orientações para promover esta cultura, incluindo a determinação do fundo fundiário e a escala da área de plantação.
Além disso, trabalhar-se-á na melhoria das instituições, políticas e mecanismos, na investigação, seleção e produção de variedades, bem como no desenvolvimento de instalações de processamento e mercados consumidores, antecipou.
mem/mpm / fav