A visita contribuirá para aprofundar ainda mais os laços entre os dois países, levando-os a um novo patamar com desenvolvimento substantivo, eficaz e de longo prazo em todos os domínios, sublinhou o porta-voz ao divulgar a informação.
Este ano, o Vietnã e o Japão comemoraram o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas (21 de setembro de 1973) e celebraram na ocasião o desenvolvimento forte e abrangente da parceria estratégica entre ambas as nações.
Nos últimos anos, afirmou a agência de notícias VNA, a “ampla e profunda parceria estratégica para a paz e a prosperidade na Ásia” alcançou vários progressos notáveis e abrangentes.
Numa breve visita a esta capital no início de outubro passado, a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kamikawa Yoko, garantiu que o seu país apoiará o Vietname no seu objetivo de se tornar um país industrial desenvolvido e de elevado rendimento até 2045.
Tóquio promoverá a cooperação nos domínios da transformação verde e digital, da resposta às alterações climáticas e incentivará as empresas japonesas a continuarem a investir no Vietname, sublinhou o chefe da diplomacia japonesa numa reunião com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh.
Yoko destacou ainda que o seu governo dá prioridade à promoção da cooperação na formação de recursos humanos e manifestou o desejo de que ambas as partes colaborem na construção da Universidade Vietnã-Japão, que se tornaria um projeto simbólico nas relações binacionais.
mem/mpm / fav