Durante a sua estadia, Peña manteve um encontro frutífero com o seu par da Federação Russa, Igor Krasnov, no qual ambos estiveram acompanhados por representantes das entidades que dirigem nos seus respectivos países, acrescentou o diplomata.
Ao final do diálogo, Peña e Kranov assinaram um protocolo de cooperação adicional que fortalece os laços de cooperação já existentes. A delegação cubana visitou também a universidade da Procuradoria-Geral da nação euroasiática, onde foi recebida pelo reitor, Igor Matskevich, que esteve acompanhado por parte do corpo diretivo e professores da instituição.
No centro dos estudos superiores, o chefe do órgão cubano proferiu a conferência “A Procuradoria-Geral da República de Cuba no processo de aperfeiçoamento do modelo jurídico cubano”.
No seu discurso referiu-se ao processo de atualização do modelo econômico e social realizado em Cuba, como parte da melhoria do seu sistema socialista, marcado pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra a nação caribenha.
Falou também sobre o processo do sistema jurídico no seu país, após a aprovação, em 2019, de uma nova Constituição, que visa estabelecer um equilíbrio harmonioso de medidas para salvaguardar a defesa e segurança do país e proteger o direito socialista.
No final da estadia na Rússia, a delegação da Procuradoria-Geral da República de Cuba visitará também o Vietnã.
mgt/gfa/cm