“O Ruanda recebe-nos na madrugada desta segunda-feira com hospitalidade e respeito. Agradecemos a calorosa recepção oferecida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Vincent Biruta, à nossa chegada a esta nação africana”, escreveu Valdés Mesa no seu site social X , antigo Twitter.
Durante o diálogo, o líder cubano agradeceu a Biruta e ao Presidente Paul Kagame pela sua participação na Cimeira do G77 e da China realizada em Havana em Setembro passado, bem como pela intervenção deste último nessa importante reunião.
Transmitiu mensagem e saudação do presidente Miguel Díaz-Canel e do comandante do Exército Rebelde José Ramón Machado Ventura, com quem Kagame manteve uma relação cordial durante sua estada na ilha.
Foi um momento para avaliar a importância que Cuba atribui às relações políticas com Ruanda e à promoção dos laços bilaterais.
Nesse sentido, o vice-presidente referiu que o crescimento da economia ruandesa e do Produto Interno Bruto em tão pouco tempo é um exemplo com o qual aprendemos, enquanto se avaliavam futuros projetos de cooperação na área da saúde.
Por sua vez, Biruta destacou que é a primeira delegação cubana de alto nível a visitar Kigali desde o início das relações bilaterais há quase 50 anos e apreciou esse fato.
O programa oficial do vice-presidente cubano e da delegação que o acompanha inclui uma visita ao Memorial do Genocídio e encontros com autoridades do Senado e com Kagame.
A delegação oficial do Caribe também é integrada pela Primeira Vice-Ministra de Saúde Pública, Tania Margarita Cruz, e pelo Diretor Geral Adjunto de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Ángel Villa.
jf/nmr/ls